Ola, pessoal!
Esse post ainda sera com um teclado nao configurado para o portugues, mas espero resolver esse problema em breve.
Hoje encarei da forma ate entao mais concreta que ficarei 2 anos num lugar pelo qual tive empatia mas que nao guarda referencias pessoais minhas. Nao condenem o drama pois, apesar de suave, ele eh real.
Comprei o segundo carro da minha vida no meu segundo dia em Golden e no meu ultimo em 2009. Se ele fosse um gato ou um cachorro estaria velhinho, pois tem 10 anos de idade. Contudo, é um Toyota Camry que passou pelas maos de uma unica dona, muito cuidadosa. Por isso, continua sendo um vigoroso carrao, com um motor 3.0 de 6 cilindros, piloto automatico, teto solar, todo em couro, muito confortavel, bonito e raitec. Essa compra nos deixou tao cansados (meus pais e eu), que so conseguimos comemorar decentemente o reveillon do Brasil, pois a meia-noite daqui estavamos indo pra cama!
Comecamos entao a ter chances de sobrevivencia nessa cidade em que quase nao ha onibus nem taxi circulando pelas ruas. Mas para nos sentir gente precisamos comprar ainda um celular.
Depois disso soh faltava uma grande providencia: uma casa! A procura nao foi dura, mas a escolha dentre as opcoes encontradas foi muito dificil para esse incuravel DDA (libriano, para os misticos). Aquela cottage que eu disse ter gostado no post anterior ficou entre as favoritas e foi disputar a final com uma de suas primas de condomino, que tinha 1 quarto a mais e uma vista tambem bela! Como a diferenca de preco era pequena, fiquei com a de 1 quarto a mais (no total sao 2 quartos!).
A escolha gerou muita alegria e uma certa euforira. Foi como ser apresentado ao bebe que acaba de sair da barriga de sua esposa. Foi muito aliviante ver que tinhamos chegado ao fim daquele periodo de gestacao, que a crianca era bonita e saudavel e que podiamos fazer grandes projetos para ela!
Contudo, a metafora do bebe nao para por aih. Apos a escolha, fomos ao escritorio do condominio (Canyon Point Cottages) para assinar a papelada. Deu um certo trabalho ler e preencher tudo, mas ateh esse momento nada foi tao assombroso quanto a escolha do periodo de aluguel. Minhas opcoes variavam de 6 a 13 meses sendo que no caso de quebra de contrato eu teria que pagar todos os meses restantes. Ou seja, se eu vier a ter algum problema e nao quiser mais morar nesse condominio nao terei essa possibilidade. Por outro lado, estou alugando numa promocao - que foi lancada por conta da crise - e apos o termino do contrato o preco do aluguel vai subir significativamente. Optei, entao, pela garantia de preco baixo e risco de nao poder me mudar caso algo de errado aconteca. Eh aih que a metafora ressurge. Esse lindo filho mostrou que exige responsabilidades, que eu precisarei seguir a seu lado ateh o final de fevereiro de 2011, independentemente do seu comportamento nesse tempo.
Essa metafora teve um grande peso psicologico. Ela selou minha ausencia do Brasil pelo proximo ano, pelo menos. Isso tornou minha tarde de domingo bastante nostalgica. E como a vida eh filme sim, nessa mesma tarde em que deixei de ser apenas filho e me tornei simbolicamente pai responsavel, a nostalgia foi corroborada por uma precipitacao de neve quase musical. No meu primeiro dia de pai vi a neve cair pela primeira vez na minha vida.
Soh consegui aliviar a nostalgia ao parar o carro diante do ceu poente e imaginar que nao havia muros entre a minha terra e o lugar onde estou, que a atmosfera eh a mesma aqui e lah, que o mundo eh contiguo. Poucas coisas sao tao agradaveis pra mim nesse momento quanto imaginar que o mundo eh contiguo! Eh curioso reparar que apenas essa imagem - talvez por ser tao primitiva em nossa mente - eh que foi suficiente para me dar conforto. Saber que eu posso ver as pessoas por skype eh bom, mas nao eh suficiente como eh essa imagem. Nem saber que o aviao eh rapido.
Pondo fim as reflexoes, a casa soh estara disponivel para mim no sabado, dia 09. Ateh lah vou comprar moveis e pedir para que soh entreguem a partir desse dia. Tambem pretendo ir logo na Mines conversar com meu orientador.
Beijo em todos!
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. "
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

4 comentários:
Não pude deixar de pensar duplamente em vc quando, na noite de reveillon, no pedalinho da lagoa (segunda vez que ando na vida!), presenciei enfim um beijo do J&J!
Siga escrevendo esses textos bonitos - e de vez em quando me lembrando por email de le-los, pra saber suas novidades e também pra me inspirar, pois já senti que suas emoções estão tão intensas que irradiam almas daqui de longe!
Boa sorte em tudo, e, mesmo qdo seus pais se forem, não se sinta só, simplesmente pq vc não estará!
Tavim
Grande primo!
Muitas saudades de vc! Ainda mais q ando carente tb por aqui.
Estou sem internet em casa há 2 semanas (e no trabalho não entro p coisas pessoais pq está cheio de vírus), logo só estou podendo falar contigo agora da sua casa, o que me torna um pouquinho mais próximo de vcs, mas, por outro lado, com mais saudade ainda!
Muito bom saber q está tudo se encaminhando por aí! Firme, rapaz!
Quando puder me manda um email ou me liga!
Um abraço bem apertado, do seu primo, Rafa!
Agostiniano que é agostiniano quando lê "minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá" logo pensa: seno a cosseno b seno b cosseno a!
Eu não faço mais ideia do que isso significa, mas acho que tem a ver com um passeio no ciclo com a tia Kitty!
Isso que dá demorar a postar coisas novas... recebe comentários infames sobre os posts antigos!!!
Tavares, esse seu código é indecifrável!!! =p
Postar um comentário